Jorge Duílio Lima Meneses (Rio de Janeiro, 22 de março de 1939), conhecido como Jorge Ben e Jorge Ben Jor, é um violonista, pandeirista, guitarrista, percussionista, cantor e compositor brasileiro.
JORGE BEN JOR = CLIQUE PARA BAIXAR
🚀Colabore com doações p/ Canal (CHAVE PIX)= radiolinense@gmail.com
Jorge Bem Jor (1945) é um cantor e compositor brasileiro, autor de grandes sucessos como Chove Chuva, Mas, Que Nada, Cadê Teresa e País Tropical.
Jorge Bem Jor, nome artístico de Jorge Duílio Luna Meneses nasceu no bairro da Madureira, no Rio de Janeiro, no dia 29 de dezembro de 1945. Filho de Augusto Meneses, estivador, e de Sílvia Saint Ben Lima, africana, originária da Etiópia.
Infância e juventude
Jorge Bem passou sua infância no bairro do Rio Comprido. Estudou em um grupo escolar, próximo à sua casa. Concluiu o ginásio no Colégio Diocesano São José, dos Irmãos Maristas, onde cantava no coro da igreja.
O gosto pela música, Jorge herdou do pai, que tocava pandeiro no Bloco Cometa do Bispo, cantava e compunha para o carnaval. Ainda menino, Jorge Bem ganhou um pandeiro e fez parte do conjunto regional do bairro.
Carreira Musical
Com 18 anos, Jorge ganhou de sua mãe seu primeiro violão, junto com um livro com aulas para principiantes. Cantava e tocava tudo que fazia sucesso, bossa nova, rock e twist, animando as festinhas dos amigos.
Nessa época, começou a frequentar o Beco das Garrafas e a frequentar o Little Club e o Bottle’s, reduto da Bossa nova, onde se apresentavam diversos cantores, entre eles, Sergio Mendes, Elis Regina e Wilson Simonal.
Os frequentadores do Beco das Garrafas estavam acostumados com o som dos conjuntos de Bossa Nova, e com a apresentação de Jorge Ben receberam o impacto do ritmo quente do seu violão, acompanhado pelo conjunto Copa Cinco.
Em 1963, o Tamba Trio incluiu em seu segundo LP “Mas, Que Nada”, música que já revelava sua marca característica, uma cadência da música que favorecia o poderoso embalo rítmico, forte de todas as suas composições.
Dois meses depois, Jorge Bem estava lançado seu primeiro disco pela Philips, um compacto com as músicas “Mas, Que Nada” e “Por Causa de Você, Menina”. Foram cem mil cópias vendidas e a consagração de Jorge Bem.
Ainda em 1963 Foi lançado o segundo disco, “Samba Esquema Novo”, com 12 músicas onde se destacaram “Chove Chuva” e “Por Causa de Você Menina”.
Nesse mesmo ano, Jorge Bem foi para São Paulo para cantar no Festival da Universidade Mackenzie. Logo conquistou o público com Mas, Que Nada e Chove Chuva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário, sua opinião é muito importante para nós! Inscreva-se, de um Like e Compartilhe!