Liderado por Júlio Barroso, morto aos 30 anos, em 1984, o grupo influenciou o pop brasileiro e teve letras gravadas por diversos outros nomes da música.
GANG 90 = LINK AQUI
🚀Colabore com doações p/ Canal (CHAVE PIX)= radiolinense@gmail.com
Gang 90 e as Absurdettes foi uma banda de rock brasileira formada em 1981 pelo DJ e jornalista Júlio Barroso e as cantoras Alice Pink Pank, Lonita Renaux, Luisa Maria e May East.
Suas canções misturavam new wave com viagens beatnik e carregavam batidas fortes e coro feminino, inspiradas no grupo The B-52s.
Um momento particularmente importante para a banda foi sua participação, também em 1981, do festival MPB Shell, promovido pela Rede Globo. A apresentação aconteceu em 10 de julho de 1981, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
Naquela ocasião, e defendendo a canção "Perdidos na Selva", conseguiram um grau de exposição e notoriedade até então incomum para grupos da cena pop brasileira. A composição de "Perdidos na Selva" é oficialmente creditada somente a Júlio Barroso, mas sabe-se que Guilherme Arantes ajudou na criação da melodia, não tendo levado o crédito porque já concorria com a música Planeta Água no mesmo festival.
Em 1983, a banda lançou o LP Essa tal de Gang 90 & As Absurdettes, que continha os sucessos anteriores e que emplacou uma canção como tema de novela das 8 da Rede Globo, Louco Amor, de Gilberto Braga, chamada "Nosso Louco Amor".
Taciana Barros entrou logo após o lançamento do primeiro álbum, para substituir Alice Pink Pank. Júlio Barroso faleceu prematuramente em 6 de junho de 1984, aos 30 anos, caindo da janela de seu apartamento em São Paulo em circunstâncias nunca completamente esclarecidas (embora hoje exista praticamente um consenso de que se tratou de um acidente.
Dois dias depois da morte de Barroso, sua namorada, Taciana Barros, então com 19 anos, se fechou na casa de seu irmão. Um mês mais tarde, resolveu sair para ir a um show do Barão Vermelho, em São Paulo. Ao chegar pediram que depois da apresentação se encontrasse com Cazuza no camarim, pois ele queria vê-la. Foi ele quem a incentivou a voltar aos palcos.
Então Taciana Barros assumiu a liderança do grupo e tentou insistir em sua continuidade lançando um álbum ("Rosas e Tigres"), que tinha em seu repertório uma série de canções inéditas de Julio Barroso. O trabalho acabou tendo muito pouca repercussão comercial apesar de haver sido razoavelmente bem recebido pela crítica especializada.
Uma última tentativa, em 1987, foi o álbum "Pedra 90", já sem praticamente nenhum integrante original do grupo e que selou o fim da banda.
Em 2019, é lançado o livro "Essa tal de Gang 90 & Absurdettes", pela série documental "O livro do disco", da editora Cobogó, escrito pelo holandês Jorn Konijn.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário, sua opinião é muito importante para nós! Inscreva-se, de um Like e Compartilhe!